Abacate engorda mesmo? Tire suas dúvidas sobre essa fruta maravilhosa

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O abacate é uma das frutas que mais brilharam em 2017. Depois do sucesso das avocado toasts no Instagram (aquelas torradas recheadas com abacate), ele caiu de vez na graça dos brasileiros. Só fica uma dúvida: abacate engorda?

Uma verdade: abacate faz muito bem

Antes de descobrir se abacate engorda ou não, é preciso que você tenha certeza de uma coisa: ele faz muito bem para a saúde. É por isso que ele conquistou o mundo fitness. Uma única porção de abacate já faz uma grande diferença na sua vida.

O abacate é uma excelente fonte de proteínas que são fundamentais para o seu organismo. Outro diferencial do abacate é que ele vai te ajudar a ficar mais jovem. O abacate é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a combater o envelhecimento precoce.

Quer mais 5 motivos para incluir o abacate na sua alimentação? Clique aqui.

A gente sabe que abacate pode ser um mistério para muita gente na hora de escolher quais são os melhores para comprar. O bom é que você não tem mais que se preocupar com isso.

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Abacate engorda?

Essa é a dúvida que não quer calar: será que com tanto benefício para a saúde, será que o abacate engorda? A resposta para essa questão é: depende. Existem vários fatores a serem considerados aqui na hora de definir se abacate engorda ou não, então vamos lá.

O abacate tem muitas gorduras, mas elas são do bem

Uma unidade pequena de abacate fornece, em média, 22 gramas de gordura. Parece muito à primeira vista – e é – mas acredite, elas vão fazer bem para o seu organismo. Isso por que em torno de 70% das gorduras contidas no abacate são do tipo monoinsaturado. A principal gordura do abacate é o ácido oleico.

Esse tipo de gordura, por exemplo, é bastante benéfico para a saúde cardiovascular e ajuda a nivelar os níveis de colesterol no sangue, diminuindo os níveis de triglicérides e também prevenindo problemas como a hipertensão e o infarto.

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Abacate engorda, mas ajuda a emagrecer

Sim, você leu certo. O abacate é uma fruta bastante calórica, mas ela também possui nutrientes que vão te ajudar a manter e até mesmo perder peso a longo prazo. Enquanto aquela mesma unidade de abacate fornece 240 calorias, com ela também vem junto uma quantidade considerável de fibras: em torno de 10g do nutriente.

As fibras são cruciais para manter o intestino funcionando corretamente. Com isso, você consegue absorver melhor os nutrientes dos alimentos que ingere. Além disso, as fibras fazem com que o seu sistema digestivo trabalhe mais devagar, ou seja: você também fica saciado por mais tempo. Isso significa que você vai sentir menos vontade de comer coisas muito doces ou gordurosas entre as refeições.

Em uma dieta equilibrada, você não precisa se preocupar se o abacate engorda

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Quando falamos em uma dieta equilibrada, queremos dizer: mais refeições durante o dia, porções menores, mais alimentos naturais e saudáveis e menos industrializados, gordurosos e adoçados artificialmente.

A gente entende que com tantos benefícios, dá vontade de comer um abacate inteiro de uma vez só, mas se segure. O importante é que você não exagere nas porções e combine o seu abacate com outros alimentos que complementem e potencializem seus nutrientes.

Se você utilizar o seu abacate em receitas salgadas, abuse dos temperos naturais e evite o excesso de sal. Para as suas avocado toasts, utilize pães integrais e feitos com castanhas, nozes e cereais. Se você prefere abacate doce, prefira açúcares mais orgânicos e naturais como o açúcar mascavo e o de coco. Mel também é uma excelente opção.

Qual a sua maneira preferida de comer abacate? Conta pra gente aqui nos comentários!