Benefícios do abacate – 7 motivos para comer abacate todo dia

0

O abacate é uma fruta bastante controversa para quem está fazendo dieta por causa da quantidade de gorduras que ele fornece. Mas uma coisa é certa: os benefícios do abacate vão te surpreender!

Antes de tudo

É verdade que o abacate é uma fruta calórica, mas você precisa passar a enxergá-lo sob outra perspectiva. Uma unidade pequena de abacate oferece, em média, 240 calorias e 22 gramas de gordura.

É muito? Depende. Você precisa analisar a sua alimentação como um todo e ver como encaixa uma fruta como o abacate na sua dieta. O importante é encontrar o equilíbrio em tudo que você consome, fazer substituições e não deixar uma fruta tão poderosa como o abacate de fora da sua alimentação.

Quer uma alimentação equilibrada, com produtos frescos e entregues em sua casa? Saiba mais!

benefícios do abacate para o coração
Versátil, nutritivo, delicioso e saudável: não deixe o abacate de fora da sua alimentação!

Benefícios do abacate para o coração

Vamos começar falando sobre os benefícios do abacate para a saúde cardiovascular justamente por que eles provêm das gorduras contidas no abacate. Em torno de 70% das gorduras do abacate são do tipo monoinsaturado, principalmente de ácido oleico.

Essa gordura é um dos principais responsáveis pelo controle dos níveis de colesterol e pela redução das triglicérides do sangue. Para você ter uma ideia, o abacate se aproxima de outros óleos muito saudáveis para o seu coração: como o azeite de oliva.

Benefícios do abacate contra o stress

O abacate possui uma quantidade importante de uma substância chamada glutationa. Ela já está presente no seu organismo, e o abacate atua como um potencializador de seus benefícios.

A glutationa é responsável por reduzir os efeitos do cortisol no organismo, o hormônio do estresse, no sangue. Quando em excesso, esse hormônio é responsável por desencadear uma série de malefícios no corpo, tanto físicos quanto psicológicos.

benefícios do abacate - guacamole
Uma das receitas mais clássicas com abacate é o guacamole: uma excelente pedida para quem não quer sair de forma!

Benefícios do abacate para o emagrecimento

Pesquisas revelam que o abacate é um excelente inibidor de apetite. Isso acontece por que ele possui uma alta quantidade de fibras em sua composição – uma unidade de 150g fornece entre 7g e 10g de fibras.

Consumir fibras é essencial para quem está querendo perder peso, pois elas são responsáveis por manter a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Mas fique atento: os nutricionistas recomendam uma ingestão diária de, no máximo, meio abacate pequeno por dia.

Uma excelente forma de incluir o abacate em sua alimentação é através do guacamole.

Encontre o melhor abacate para o seu guacamole, sem sair de casa! Faça seu pedido.

Benefícios do abacate para o bom funcionamento do intestino

As fibras presentes do abacate, além de ajudarem no processo de emagrecimento, são excelentes para garantir o funcionamento saudável do intestino. Elas ajudam na absorção de nutrientes pelo organismo.

A ingestão regular de frutas, verduras e legumes fontes de fibras é benéfica tanto para quem tem o intestino preso quanto para o intestino solto.

benefícios do abacate para os músculos
O abacate irá trazer importantes benefícios para a sua saúde como um todo.

Benefícios do abacate para os músculos

Músculos saudáveis pedem proteínas e o abacate é uma excelente fonte. As proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra e para pessoas que têm como objetivo a hipertrofia.

As gorduras monoinsaturadas do abacate também são importantes para a síntese de testosterona e hormônio do crescimento. Esses hormônios são imprescindíveis para a síntese proteica nos músculos, principalmente das mulheres.

Inclusive, a gente já separou as melhores frutas, verduras e legumes para ajudar você a construir músculos mais saudáveis, conheça o Mega Mass.

Benefícios do abacate para o sono

O abacate é rico em vitaminas do complexo B que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B3, por exemplo, ajuda a equilibrar os hormônios responsáveis pelas atividades do sono.

A carência de vitaminas do complexo B pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema nervoso, como a insônia, a fadiga e a irritabilidade.

benefícios do abacate - avocado toast
Avocado Toast – a sensação do verão estrangeiro é uma excelente pedida de snack fit!

Benefícios do abacate para a pele

O abacate é uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam na renovação constante das células. Esse processo é responsável por fazer a sua pele e seus cabelos parecerem sempre jovens e hidratados.

O abacate também está presente em várias receitas de máscaras caseiras para hidratar a pele. O ácido oleico presente na fruta ajuda a amenizar a vermelhidão e a irritação da pele. A ingestão adequada de abacate também é ótima para peles oleosas e acneicas, pois ajuda a regular a produção de sebo.

Consumir alimentos ricos em antioxidante com regularidade é importante para desintoxicar seu organismo. Para facilitar a sua vida, a gente já separou os melhores. Confira nosso Kit Detox.

A gente adora abacate, e você? Qual é a sua forma preferida de consumi-lo no seu cotidiano?