Tamarindo emagrece, faz bem para a saúde e vai te surpreender!

0

Antes de saber se tamarindo emagrece ou não, vamos começar descobrindo o que é essa fruta: o tamarindo é uma fruta de origem africana, mas que é bastante popular na Índia.

Aliás, é do indiano que se originou a sua tradução portuguesa: tamarindo vem do hindu e significa tâmara da Índia. Bastante consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a fruta vem se popularizando no país e ganhando diversas receitas por onde passa.

Informações nutricionais

Tabela nutricional %VD(*)
Calorias (valor energético) 276kcal 13,8%
Carboidratos 72,5g 24,17%
Proteínas 3,2g 4,27%
Gorduras Totais 0,5g 0,91%
Gorduras Saturadas 0,1g 0,45%
Fibra alimentar 6,4g 25,6%
Sódio 0mg 0%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Dieta e Saúde

 tamarindo emagrece - propriedades nutricionais

Tamarindo emagrece?

Sim, tamarindo emagrece! Você pode estar se questionando: como uma fruta que possui 276kcal em 100g pode ajudar a emagrecer? O fato é que o tamarindo também possui uma grande quantidade de fibras, 100g de tamarindo já supre 25,6% da sua demanda diária de fibras.

As fibras contribuem para a sensação de saciedade e ajudam a impedir que você coma mais que o necessário para se manter ativo.

Além disso, o tamarindo possui uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA). Essa substância é cada vez mais estudada pelos nutricionistas e pesquisadores por estar associada à perda direta de peso, ao inibir uma enzima responsável pelo armazenamento de gordura no corpo.

Uma alimentação rica e variada com frutas, verduras e legumes fresquinhos vai ajudar você a perder peso sem sofrer. Conheça nosso Kit Diet.

tamarindo emagrece - veja como usa-lo
Por seu sabor bastante intenso e azedo, o tamarindo é mais indicado para ser consumido em molhos, sucos e sobremesas.

Como usar o tamarindo

O tamarindo é uma fruta bastante ácida e azeda, por isso não é muito agradável ao paladar para o consumo in natura. O tamarindo é um ingrediente bastante clássico em várias receitas da culinária indiana, estando presente tanto em pratos salgados como em sobremesas.

Aqui no Brasil, a forma mais comum de consumi-lo é na forma de sucos, sorvetes e geleias. A partir do suco, você pode criar suas próprias combinações e adaptar bolos, tortas e pudins. Além disso, você pode combiná-lo com outras frutas como a laranja e a uva.

Em algumas regiões do Brasil, é mais difícil encontrar a fruta ao natural, sendo mais comum a venda da polpa congelada, já pronta para ser utilizada.

Receita de suco com tamarindo

  • Agora que você já viu que o tamarindo emagrece, separamos uma receita deliciosa de suco que combina o tamarindo e outras frutas que vão te surpreender. Você pode utilizar tanto o tamarindo quanto a polpa encontrada em supermercados.
tamarindo emagrece - suco de tamarindo
Experimente essa receita em sua casa! Você vai se surpreender com o seu sabor exótico.

Receita de suco de tamarindo com maracujá e uva

INGREDIENTES

  • 1 polpa de maracujá
  • 10 uvas verdes (indicamos a Thompson, que é bem docinha)
  • 100 gramas de tamarindo (a fruta ou a polpa)
  • 1 copo de água filtrada
  • Açúcar ou mel para adoçar

MODO DE PREPARO

1- Se você estiver utilizando os tamarindos in natura, descasque-os completamente e descarte as sementes, deixando só a polpa.

2- Leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata tudo até que se transforme em uma mistura homogênea.

Dica: adicione cubos de gelo para obter uma textura bem refrescante de smoothie.

3- Coe o seu suco antes de servir.

Este suco é uma ótima opção para refrescar em dias mais quentes!

E você, gosta de tamarindo? Compartilhe com a gente a sua receita preferida com a fruta e deixe sua dica aqui nos comentários!