Descubra o segredo da receita de estrogonofe de carne perfeita

0

Toda família tem que ter a sua receita de estrogonofe de carne. Esse prato delicioso, prático e rápido de fazer é uma excelente opção para aquele almoço com a família inteira. Nós vasculhamos a internet em busca do segredo do estrogonofe perfeito e você confere o resultado aqui.

Receita de Estrogonofe de Carne

Entre todas que nós testamos, a nossa receita de estrogonofe de carne preferida é a da chef Rita Lobo. Ela tem um sabor incrível e vai surpreender todo mundo pela sua praticidade e facilidade no preparo.

INGREDIENTES

1,5kg de miolo de alcatra em bifes

500g de cogumelos-de-paris

2 cebolas brancas

3 dentes de alho

3 xícaras de chá de creme de leite fresco

3 colheres de sopa de extrato de tomate

3 colheres de sopa de ketchup

3 colheres de sopa de molho inglês

3 colheres de sopa de conhaque

4 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1 – Corte os bifes de miolo de alcatra em tiras finas. Depois transfira para uma tigela. Ela deve estar em temperatura ambiente na hora de dourar. Reserve.

2 –  Comece o para o mise-en-place: corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias. Descasque e pique a cebola e o alho em cubinhos pequenos.

3 – Leve uma panela ao fogo médio. Quando ela estiver quente, coloque um fio de azeite e vá dourando a carne aos poucos. Cuidado para que elas não soltem muita água, senão não vão ficar douradas e sim cozidas. Depois de dourar toda a carne, retire da panela e reserve.

4 – Na mesma panela, adicione mais um fio de azeite e doure a cebola até que ela solte bastante água e fique dourada. Junte o alho até que ele esteja bem douradinho. Cuidado para não queimar!

5 – Quando o alho estiver no ponto certo, acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem para que eles incorporem os sabores. Depois disso, volte a carne para a panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Mexa tudo para incorporar os sabores e depois junte os cogumelos. Deixe no fogo médio por uns 5 minutos até que os sabores estejam bem misturados.

6 – Regue a carne com o creme de leite e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois de levantar fervura, deixe no fogo médio por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando até que o molho fique bem encorpado. Desligue o fogo e sirva logo em seguida.

receita de estrogonofe de carne
Sirva seu estrogonofe acompanhado por batatas fritas e arroz para uma combinação clássica.

O segredo da receita de estrogonofe de carne perfeita

Como você viu na nossa receita, parece um estrogonofe de carne bem comum. O diferencial aqui está nos ingredientes. Verduras e legumes frescos e de qualidade irão soltar um sabor bem mais rico e acentuado do que os alimentos industrializados.

Inclusive o ketchup! Fazer ketchup em casa é facílimo e você consegue conservar por bastante tempo na geladeira para utilizar em várias outras receitas. Outra coisa: o creme de leite fresco é fundamental para dar textura e maciez ao molho.

E você? Acha que a sua receita de estrogonofe de carne é melhor que a nossa? O que você faz de diferente? Compartilha com a gente!