Sabe por que o pepino emagrece? A gente explica!

0

Todo mundo já sabe que quem está tentando emagrecer tem que ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes fresquinhos. E, com certeza, não pode faltar pepino. Mas você sabe por que o pepino emagrece?

Por que o pepino emagrece?

Uma das respostas mais claras à essa pergunta é relativa à quantidade de calorias do pepino. Para você ter uma ideia, 100g de pepino fornecem apenas 15 calorias. Com tão poucas calorias, você gasta bem mais energia para digerir o pepino do que ele fornece.

Ou seja, isso significa que o pepino emagrece por que ele possui um efeito térmico. Isso é ótimo para acelerar o metabolismo e para gastar calorias. Além de ser pouquíssimo calórico, o pepino vai te ajudar efetivamente a perder peso.

Veja mais informações sobre as calorias do pepino e suas propriedades nutricionais aqui.

pepino emagrece

Efeito diurético do pepino

Outra propriedade do pepino que é bastante benéfica para quem está querendo perder peso é o seu efeito diurético. O pepino é rico em água (95% da sua composição + potássio, silício e enxofre. Essa combinação é bastante poderosa na eliminação de células de gordura, líquidos e impurezas do organismo.

A água e o potássio do pepino são importantes na hora de combater o inchaço causado pela retenção de líquidos. Essa, inclusive, é uma excelente dica para mulheres em período de menstruação. Para potencializar os seus resultados, experimente misturar pepino ao suco de limão.

Essa mistura, além de ter um poderoso efeito diurético, ajuda a eliminar toxinas e impurezas do organismo através da urina. Isso melhora o funcionamento dos rins, evitando os cálculos renais. A vitamina C do limão também é uma excelente aliada na hora de fortalecer o sistema imunológico.

pepino emagrece

Mais energia para os seus exercícios

Pode parecer que não, mas o pepino é essencial também para quem está querendo ganhar massa muscular. Um dos nutrientes presentes no pepino que contribuem para isso é a quantidade de fibras que ele possui.

Você pode estar pensando: mas fibras são para quem quer emagrecer, não? Então, quem está buscando aumentar a massa magra também deve seguir uma dieta contra a gordura. As fibras são essenciais para melhorar o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes pelo organismo. Além disso, elas funcionam como inibidoras do apetite, prolongando a saciedade.

Mas o que vai ajudar efetivamente na geração de energia para o seu corpo é o ácido tartárico. Ele melhora o processo da transformação dos carboidratos em energia. Isso diminui a quantidade de carboidratos que acabam virando gordura.

pepino emagrece

Mais propriedades nutricionais

O pepino contém a maioria das vitaminas e sais minerais que você precisa para manter uma vida saudável. Claro que, sozinho, ele não é capaz de suprir as suas necessidades diárias de cada nutriente.

O pepino emagrece e é rico em vitaminas A e C, ácido fólico, potássio, magnésio, sílica e ácido cafeico. Entre outros benefícios, eles vão fazer a diferença para um cabelo e pele saudáveis e macios, taxas de colesterol, glicemia e triglicérides controlados e a controlar a pressão arterial.

Mas lembre-se de manter a casca do pepino nas suas receitas! Grande parte dos nutrientes do pepino estão na casca e você não vai querer jogar isso fora.

E você, já sabia que o pepino emagrece? Compartilha uma receita com a gente aqui nos comentários!