Responde: abóbora engorda ou emagrece?

0

A abóbora é um vegetal delicioso. Seu sabor e textura a tornam um ingrediente especial de receitas clássicas, tanto salgadas quanto doces. Mas será que abóbora engorda? A APAGAR/REMOVER pesquisou para você tudo que você precisa saber sobre ela. Confira:

Propriedades nutricionais

Tabela nutricional – 100g de abóbora %VD(*)
Calorias (valor energético) 40kcal 2%
Carboidratos 9,8g 3,27%
Proteínas 1,2g 1,6%
Gorduras Totais 0,3g 0,55%
Gorduras Saturadas 0g 0%
Fibra alimentar 1g 4%
Sódio 0mg 0%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Dieta e Saúde
abóbora engorda ou emagrece - tipos
Existem vários tipos de abóbora – é só escolher o seu preferido e se deliciar.

Abóbora engorda?

Como você viu na tabela acima, a abóbora possui apenas 40kcal a cada 100 gramas. Isso a coloca no top 10 dos alimentos que devem ser incluídos na dieta de quem procura emagrecer, ou ainda manter uma alimentação saudável.

Quer se manter Fit? Conheça nosso kit especialmente montado para quem está procurando perder peso.

Abóbora cabotiá, a queridinha

Entre os nutricionistas – e brasileiros no geral, a abóbora cabotiá é uma das preferidas. Ela mantém todas as propriedades e é de baixa caloria. A nível de comparação, 100g de abóbora cabotiá cozida tem 48kcal, enquanto a mesma quantidade de arroz possui 128kcal.

abóbora engorda? abóbora cabotiá
Magrinha, nutritiva e deliciosa – essa abóbora japonesa não pode faltar na sua cozinha.

Além disso, a abóbora é rica em vitaminas e sais minerais importantíssimos para o seu organismo. A abóbora fornece vitaminas A, B6, C e E. Ela também é uma excelente fonte de ferro, magnésio e ácido fólico. Para finalizar, a abóbora possui uma lista de antioxidantes e carotenoides, como o betacaroteno.

Clique aqui para comprar a melhor abóbora cabotiá.

Fonte natural de energia

Muitas pessoas acreditam que a abóbora engorda por que ela é conhecida por ser uma fonte de energia. No entanto, o componente da abóbora que fornece energia ao organismo é o potássio e não carboidratos.

O potássio presente na abóbora fornece, tanto energia para você praticar seus exercícios, quanto ajuda o corpo a se estabilizar depois da prática.

abóbora engorda - purê
A abóbora é bastante versátil e se adapta muito bem em receitas doces e salgadas. É só usar a criatividade!

Não transforme a abóbora em uma bomba calórica

A gente também não resiste a uma receita deliciosa de camarão cremoso na abóbora, ou a uma torta de abóbora fresquinha, ou a um doce de abóbora bem docinho. Mas, se o seu objetivo é emagrecer, é preciso força de vontade para resistir a essas tentações.

Mas calma, você ainda pode usar a abóbora em suas receitas à vontade. Só é preciso ter cuidado com os demais ingredientes da sua receita. E cá para nós, se você tem uma alimentação bastante balanceada no seu dia a dia, não custa nada se dar de presente uma delícia dessas de vez em quando.

Ter frutas, verduras e legumes fresquinhos todo dia sem ter que ir direto ao supermercado é possível. Saiba como.

abóbora engorda ou emagrece? sementes da abóbora
As sementes da abóbora podem virar um excelente snack entre as refeições.

Semente de abóbora – milagre nas dietas

Depois que você preparar sua receita preferida com a abóbora, não jogue fora as sementes! As sementes da abóbora são poderosas e aliadas para quem está querendo perder peso. Elas são ricas em fibras, proteínas e ácidos graxos excelentes para acelerar o metabolismo e para a circulação.

Elas podem ser consumidas cruas ou assadas e são um ótimo snack entre as refeições. Evite comprar as sementes de abóbora que já vêm assadas, pois elas podem conter mais sódio que o indicado e provocar retenção de líquidos.

Agora que você já sabe que não precisa se preocupar se abóbora engorda, é hora de colocar a mão na massa! Qual a sua receita preferida com abóbora? Compartilhe com os nossos leitores!