Benefícios da graviola para a saúde: aprecie com moderação

0

Parece uma jaca, mas não é. A graviola é uma fruta que divide opiniões com relação ao sabor, mas que é unânime em um aspecto: os benefícios da graviola para a sua saúde. Ainda assim, você precisa tomar alguns cuidados na hora de comprar e consumir a graviola.

benefícios da graviola

Benefícios da graviola contra o câncer

Este é um dos principais fatores que tornam a graviola famosa no meio médico. Ela é objeto de estudo e pesquisas na área da oncologia por anos devido aos seus princípios ativos que combatem células cancerígenas.

O principal agente ativo da graviola no combate ao câncer é um composto chamado acetogenina, presente apenas nas plantas da família da graviola.

Testes revelaram que esse composto anticancerígeno possui uma atividade antitumoral eficaz contra, pelo menos 12 tipos de câncer.

Outros estudos mostram que a efetividade do extrato de graviola é comparável aos remédios da quimioterapia. Mas atenção: ainda faltam estudos conclusivos para comprovar sua eficácia. Apenas um médico especializado pode tirar suas dúvidas e indicar o melhor tratamento caso a caso.

benefícios da graviola

Benefícios da graviola para quem quer emagrecer

O que faz da graviola uma grande aliada para quem está buscando perder peso? Isso mesmo que você pensou: as fibras. As fibras presentes na graviola vão fazer o seu intestino trabalhar melhor e por mais tempo, o que promove uma sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, 100g de graviola fornecem 62kcal, o que é considerado baixo. Mas nada de exageros! Comer graviola em grande quantidade pode trazer efeitos colaterais que vão além de calorias a mais. Em excesso, a graviola pode causar constipação, náuseas e intoxicação.

A graviola ainda é considerada um diurético natural devido à grande quantidade de água, magnésio e potássio em sua composição. Isso ajuda a combater o inchaço – inclusive o pré-menstrual – e eliminar alguns centímetros nas suas medidas.

benefícios da graviola

Benefícios da graviola para a pele

A graviola é rica em flavonoides, polifenóis, saponinas e vitamina C que são fortes antioxidantes. Esses antioxidantes ajudam a manter a pele sempre jovem e hidratada. Eles agem combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e ainda estimulam a produção de colágeno e elastina.

Quer outra super fonte de antioxidantes para alternar com a graviola? Confira todos os benefícios da uva para a sua saúde.

Quem não pode comer graviola

A gente sabe que esses benefícios da graviola para a sua saúde são um excelente motivo para ser fã da fruta. Acontece que ela é contraindicada para algumas pessoas e pode causar efeitos colaterais desagradáveis.

benefícios da graviola

Evite comer graviola se:

– Você estiver grávida. A graviola contém algumas substâncias que são perigosas para a gravidez e podem causar abortos.

– Você sofre com pressão baixa. A graviola promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode ser bom para quem tem pressão alta, mas perigoso para pessoas hipotensas.

– Você está tomando alguns tipos de medicamentos. Consulte o seu médico e nutricionista se você estiver tomando remédios contra a hipertensão, antidepressivos e inibidores da MAO, entre outros.

Não pode comer graviola? Não desanime, existem várias outras frutas, verduras e legumes que fazem sua função de maneira tão boa quanto a graviola. Faça o seu pedido aqui.

E você: gosta de graviola ou não? Queremos saber a sua opinião.