Receitas com nozes para um jantar especial em família

0

As nozes fazem parte de uma família de alimentos extremamente saudáveis, deliciosos e nutritivos que vão elevar o sabor das suas receitas preferidas. Para inspirar o chef dentro de você, nós trouxemos 4 receitas com nozes para uma refeição completa – da entrada até a sobremesa.

Receitas com nozes

Receitas com nozes – Entrada

Bruschetta de queijo brie, mel e nozes

Ingredientes

1 pão ciabatta

4 fatias de queijo brie

1 punhado de nozes

Mel a gosto

Azeite a gosto

Ramos de tomilho

Modo de Preparo 

1 – Corte o pão ciabatta ao meio na horizontal e depois divida cada metade em duas partes.

2 – Regue o pão com o azeite e em seguida leve ao forno por 3 minutos, para aquecer o pão e extrair os aromas e sabores do azeite.

3 – Em seguida, retire o pão do forno e cubra cada pedaço com uma fatia de queijo brie em temperatura ambiente.

4 – Pique as nozes em pedaços pequenininhos e salpique por cima do brie. Regue as bruschettas com mel a gosto.

5 – Finalize com um fio de azeite e decore com um ramo de tomilho.

Receitas com nozes

Receitas com nozes – Entrada

Salada de figos com presunto cru e nozes

Ingredientes

1 maço de agrião

2 figos

200 g de presunto cru

Um punhado de nozes

1/2 xícara de azeite

1/2 xícara de vinagre balsâmico

1/2 xícara de geleia de morango (prefira aquelas orgânicas sem adoçantes artificiais)

Modo de preparo

1 – Para o molho, é só misturar bem o azeite, o vinagre balsâmico e a geleia de morango. Você pode misturar em uma coqueteleira, o que facilita o processo. Experimente e, se necessário, tempere com uma pitada de sal.

2 – Na hora de montar a salada, distribua as folhas de agrião bem higienizadas em um prato. Por cima, distribua o figo fatiado. Para finalizar, cubra com lascas de presunto cru e as nozes quebradas à mão. Regue com o molho e sirva imediatamente.

Receitas com nozes

Receitas com nozes – Prato principal 

Risoto de gorgonzola, pera e nozes

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 cebola grande
1 pera
50g de nozes
3 colheres de sopa de manteiga
1 taça de vinho branco seco
80 g de queijo gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo: nós recomendamos que você faça o seu próprio caldo com legumes fresquinhos. Fica bem mais saboroso e é super simples de fazer. Junte cebola, louro, cebolinha, salsinha, alho-poró e o que você tiver de verduras e legumes sobrando em casa e deixe cozinhar lentamente até ferver. Depois é só coar e reservar para o seu risoto.

1 – Enquanto o caldo está fervendo, prepare o mise-en-place do risoto. Pique as nozes em pedacinhos e o queijo gorgonzola em cubos pequenos e uniformes. Fatie a pera na vertical em 8 pedaços diferentes, com a casca e sem as sementes.

2 – Em uma frigideira com manteiga, doure as fatias de pera. Separe algumas para decorar e pique o restante em pedacinhos pequenos para utilizar no preparo do risoto.

Preparando o risoto

3 – Em uma panela de fundo grosso, derreta metade da manteiga. Em seguida, adicione a cebola e refogue até ficarem douradas. Acrescente o arroz e deixe refogar por 1 minuto. Adicione o vinho branco e mexa até que o álcool evapore.

4 – Quando o álcool evaporar, vá acrescentando as conchas do caldo lentamente, uma por uma, até que o arroz esteja cozido. Cuidado para não passar do ponto!

5 – Com o arroz cozido, adicione o gorgonzola e misture até que ele derreta. Em seguida, acrescente a pera e as nozes e misture por 1 minuto. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Em seguida, acrescente o restante da manteiga e mexa bem para incorporar.

6 – Para servir, decore com as peras grelhadas que você separou e polvilhe com nozes em pedacinhos.

Receitas com nozes

Receitas com nozes – Sobremesa

Receita clássica de Pecan Pie

Ingredientes para a massa

100g de manteiga bem gelada

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de açúcar

3 colheres de sopa de água gelada

Ingredientes para o recheio

3/4 de xícara de glucose de milho

1/4 de xícara de açúcar mascavo

1/4 de xícara de açúcar refinado

3 colheres de sopa de manteiga

3 ovos

1/4 de colher de chá de sal

2 xícaras de nozes pecã

Modo de preparo

1 – Coloque no liquidificador a farinha de trigo, o sal e o açúcar. Misture os ingredientes apenas no modo pulsar. Quando os secos estiverem misturados, coloque a manteiga gelada. Continue pulsando em intervalos até que a mistura se pareça com uma farofa grossa (tudo bem se a manteiga não dissolver completamente).

2- Em seguida, mude o liquidificador para a frequência mais baixa e vá adicionando a água aos poucos. Misture de maneira bem leve, apenas para incorporar todos os ingredientes. A massa não pode ficar molhada nem grudando.

3 – Retire a massa do liquidificador e embrulhe em plástico-filme. Não trabalhe a massa! Tome cuidado para que a manteiga não derreta. Os pedacinhos de manteiga são o que vai deixar a torta crocante.

4 – Guarde a massa na geladeira por, no mínimo, 1 hora. Quanto mais tempo a massa descansar no frio, melhor.

Preparando a torta

5 – Depois de passar um bom tempo na geladeira, abra a massa delicadamente até ela ficar fininha. Forre uma assadeira para torta com a massa – o fundo e as laterais. Faça furinhos no fundo com um garfo e retorne à geladeira. Enquanto isso, preaqueça o forno a 210 graus por 15 minutos.

6 – Enquanto o forno aquece, misture a glucose de milho, o sal e os açúcares. Quando estiverem bem misturados, derreta a manteiga e incorpore à mistura.

7 – Vá misturando os ovos inteiros, um a um, sem parar de mexer com um fouet. Quando estiver bem homogêneo, junte as nozes pecã.

8 – Coloque o refratário da torta em uma assadeira e coloque o recheio sobre a massa. Leve ao forno e asse por 15 minutos. Depois disso, diminua a temperatura para 180º e asse por mais 25 a 30 minutos. Fique acompanhando: quando o recheio estiver bem dourado e firme.

9 – Retire do forno e espere a torta esfriar completamente. Sirva em temperatura ambiente com sorvete de baunilha.

E você? Tem mais receitas com nozes para indicar pra gente? Deixa aqui nos comentários! A gente adora aprender novas receitas.