Pinhão engorda? Tire todas as suas dúvidas sobre essa semente deliciosa

0

Símbolo do estado do Paraná, o pinhão é bastante popular no sul do Brasil. Amplamente utilizado na gastronomia em pratos doces e salgados, o pinhão é uma das sementes mais consumidas no inverno. Mas será que pinhão engorda? Você vai descobrir tudo sobre ele neste artigo.

O que é o pinhão?

O pinhão é a semente do pinheiro. Estudos mostram que ele foi importantíssimo para a nutrição dos índios brasileiros que moravam na região sul. A tradição permaneceu através dos séculos, e hoje ele faz parte tanto da cultura quanto da gastronomia local.

Propriedades nutricionais do pinhão

O pinhão é bastante nutritivo e possui uma excelente quantidade de vitaminas e sais minerais que são cruciais para o funcionamento perfeito do organismo. O pinhão é rico em ferro, cálcio, fósforo, cobre, manganês e vitaminas do complexo B e vitaminas C, E e K.

Tabela nutricional (100g de pinhão cozido) % VD (*)
Calorias (valor energético) 177 kcal 8,85 %
Carboidratos 37,95 g 12,65 %
Proteínas 3,31 g 4,41 %
Gorduras totais 1,26 g 2,29 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 5,72 g 22,88 %
Sódio 0 mg 0 %

Depois de ver a quantidade de carboidratos da tabela, você já deve estar achando que pinhão engorda, não é? Pois é aí que você se engana e nós vamos te provar o porquê.

pinhão engorda

Pinhão engorda: mito

Antes de tudo, você precisa tirar da cabeça aquele negócio de que carboidrato é o principal vilão da sua dieta. Mas claro, em excesso, o pinhão engorda e pode se transformar em um problema na hora de perder peso.

No caso de alguns alimentos, como é o caso do pinhão e da batata-doce, por exemplo, os demais nutrientes presentes no alimento fazem com que seus carboidratos sejam melhor aproveitados pelo corpo.

O pinhão é uma excelente fonte de proteínas e fibras. As proteínas são essenciais para a construção de músculos saudáveis e fortes. Elas são indispensáveis para quem pratica exercícios físicos.

Já as fibras atuam de maneira definitiva para facilitar o emagrecimento saudável. Elas ajudam a manter a saciedade por mais tempo e, por consequência, controlar o apetite. Além disso, o pinhão possui uma substância indispensável para quem quer perder peso.

Mas atenção! Dependendo da quantidade consumida, o pinhão engorda! Fique atento às porções e invista em uma alimentação balanceada e variada.

pinhão engorda

Colecistoquinina: o segredo do pinhão

O pinhão fornece uma grande quantidade de um hormônio chamado colecistoquinina. Pesquisas mostram que esse hormônio tem uma forte atuação como supressor do apetite.

Apesar da colecistoquinina ser mais presente nos pinhões coreanos, nos nossos pinhões existe uma substância que também é uma mão na roda para quem quer emagrecer: o ácido pinolênico.

O ácido pinolênico possui uma função parecida com a colecistoquinina. Ele reforça os níveis da grelina, que é um dos melhores hormônios da saciedade. Quando os níveis de grelina estão altos, você não vai sentir muita fome e ainda vai resistir bem mais às tentações do dia a dia.

Lembre-se: perder peso de verdade envolve uma série de adoção de novos hábitos saudáveis.

Você também estava com dúvida se o pinhão engorda ou não? Qual a sua receita preferida com ele? Compartilha com a gente aqui nos comentários!