Um dos pratos mais tradicionais da ceia, o pernil de Natal é item obrigatório na mesa de muitas famílias. Neste artigo, nós selecionamos duas receitas de pernil de Natal para incorporar o chef de cozinha e surpreender todos os seus convidados na ceia deste ano!
Pernil de Natal com manteiga e mel
INGREDIENTES
1,5kg de pernil suíno com osso
4 dentes de alho amassados
2 colheres de chá de sal
Suco de um limão
1/2 colher de chá de pimenta do reino
4 colheres de sopa de manteiga derretida
4 colheres de sopa de mel
1/2 xícara de chá de água
MODO DE PREPARO
1 – Coloque a carne dentro de um recipiente com tampa e tempere com o alho amassado, o sal, o suco de limão e a pimenta do reino. Espalhe bem a marinada para envolver toda a carne, feche o recipiente e deixe descansar na geladeira no dia anterior à ceia. Quanto mais tempo a carne ficar na marinada, mais gostosa e temperada ela vai ficar.
2 – Depois de marinar, retire a carne da geladeira e deixe descansar até chegar em temperatura ambiente. Enquanto isso, derreta a manteiga e misture o mel. Misture bem até que incorporem bem.
3 – Unte uma assadeira e coloque a carne. Regue-a com a mistura de manteiga e mel. Coloque a água na assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (220º) por uma hora e meia.
4 – A cada 30 minutos, abra o papel alumínio e regue a carne com o caldo. Não deixe a carne ficar seca! Se necessário, adicione mais água.
Pernil de Natal com mostarda e mel
INGREDIENTES
2 kg de pernil de cordeiro
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de chá de raspas de limão
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de sal marinho grosso
PARA O MOLHO
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de açúcar mascavo
MODO DE PREPARO
1 – Junte o mel, a mostarda, o alecrim, as raspas de limão, o alho e a pimenta-do-reino em uma tigela. Misture bem e reserve.
2 – Coloque o pernil em um recipiente grande com tampa. Envolva todo o pernil com a mistura de temperos. Deixe marinando de um dia para o outro. Passadas 12h, vire o pernil e retorne para a geladeira até a hora de assar.
3 – Retire o pernil da geladeira 20 minutos antes de assar. Preaqueça o forno a 230º.
4 – Coloque a peça de pernil em uma travessa e cubra com todo o caldo da marinada. Adicione 1/2 xícara de água na travessa e coloque pequenos pedaços da manteiga sobre todo o pernil. Polvilhe o sal grosso, cuidado com a quantidade! Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido para assar.
5 – Deixe o cordeiro assar coberto com papel alumínio por 20 minutos. Depois disso, retire o papel alumínio, diminua o forno para 200°C e deixe assar por mais uma hora. De vez em quando, regue o pernil com o caldo que vai se formando na travessa. O ideal é que ele fique um ponto para mal passado. Se você tiver um termômetro para carne, a temperatura ideal para tira-lo é de 64ºC.
6 – Retire o pernil assado do forno e deixe descansar por mais 15 minutos. Feito isso, tire a peça da travessa e fatie longitudinalmente em fatias não muito grossas. Você também pode optar por não fatiar e servir o pernil inteiro.
7 – Passe para o molho: junte o molho que se formou na travessa e leve ao fogo médio do fogão. Junte o creme de leite fresco e o açúcar mascavo. Ferva o molho por uns 2 minutos, até que ele reduza e fique bem encorpado. Reserve até a hora de servir.