O que é páprica? 8 curiosidades sobre o tempero que conquistou o mundo

0

O que é páprica? Muita gente é fã incondicional desse tempero e sempre tem várias receitas especiais temperadas com ele. Saiba tudo sobre a páprica e veja por que você não pode deixar ele de lado nas suas compras:

Antes de tudo, confira nosso super Kit de Temperos repleto de temperos clássicos e exóticos para elevar o sabor das suas receitas.

A páprica surgiu no México

A páprica é um tempero muito popular na Europa, mas a sua origem é latino-americana. Ela é produzida a partir do pimentão vermelho seco e moído e existem duas variedades principais: a páprica picante e a páprica doce.

O que é páprica - pimentões
Alguns tipos de pimentões usados na fabricação da páprica.

O que é páprica e o que é colorífico?

Páprica é páprica e colorífico (ou colorau) é outra coisa. Como você viu acima, a páprica é feita a partir de espécies de pimentão vermelho e, além de dar cor aos alimentos, altera o sabor das suas receitas.

Já o colorífico é um nome genérico dado a condimentos que alteram a cor ou a textura dos alimentos, mas que não alteram seu sabor. Aqui no Brasil, ele é comumente produzido a partir das sementes de urucum.

o que é páprica - diferente do colorífico
Páprica e colorífico são coisas diferentes e podem modificar completamente a sua receita.

Alimentos frescos, especialmente selecionados, sem sair de casa? Clique aqui!

A Hungria é o maior produtor e consumidor de páprica do mundo

O próprio nome ‘Páprica’ é derivado do Húngaro, e significa pimentão. Depois dos colonizadores espanhóis levarem esse tempero para a Europa, a Hungria foi o país que mais se identificou com o seu sabor, tornando a páprica famosa em toda a Europa Central.

o que é páprica - goulash
O goulash é uma delícia e cai muito bem durante o friozinho. Experimente!

O goulash, inclusive, leva páprica

Goulash ou gulache é o prato típico húngaro mais conhecido mundialmente e tem como um de seus principais ingredientes a páprica. Goulash é uma espécie de ensopado de carne bovina com cebolas e batatas, temperadas com páprica.

A típica paella espanhola tem que ser feita com páprica

A Espanha é o segundo maior consumidor de páprica do mundo e incorporou o tempero em vários pratos típicos de sua cozinha, inclusive a paella, que nós amamos.

o que é páprica - paella espanhola
Independente da sua paella preferida – de frutos do mar, carnes vermelhas ou aves – tem que ter páprica no tempero.

A paella é um dos maiores clássicos da gastronomia valenciana. Aqui no Brasil, a mais popular é a com frutos do mar, a paella marinera. Mas na Espanha, também é comum substituir os frutos do mar por carnes como a de coelho e frango.

Se você quiser fazer goulash ou paella em casa, clique aqui para pedir as melhores verduras e legumes para a sua receita.

O que é páprica doce e o que é páprica picante?

As duas pápricas são feitas a partir de tipos diferentes de pimentões e cada uma tem usos diferentes na cozinha. A páprica doce não possui nenhum ardor e combina melhor com receitas mais suaves à base de peixes e frutos do mar. Já a páprica picante vai bem com carnes vermelhas e molhos.

A páprica faz bem aos seus cabelos

Além de dar uma cor maravilhosa e sabor único aos seus alimentos, a páprica também traz inúmeros benefícios para a sua saúde. A vitamina B6 presente na páprica previne a perda de cabelo e ainda faz com que os fios cresçam mais saudáveis e brilhosos.

Tempere seu sal com páprica para reduzir o sódio

Você já deve ter ouvido falar que o alto consumo de sódio é um dos principais fatores que levam a problemas cardíacos como pressão alta.

Nutricionistas e pesquisadores recomendam que você substitua ou incremente o seu sal de cozinha com temperos e ervas para reduzir a quantidade consumida de sódio, por consequência.

Um sal temperado pode durar até 6 meses na sua cozinha – dependendo dos temperos e ervas que usar – e é bastante prático e saboroso. Separamos uma receita bem simples de sal temperado com páprica para você experimentar:

o que é páprica - sal de páprica
Excelente para quem está buscando alternativas deliciosas para consumir menos sódio.

Sal temperado com páprica

INGREDIENTES

1/2 xícara de sal grosso

1 colher de sopa de alecrim seco

1 colher de chá de páprica doce

1 colher de chá de páprica picante

MODO DE PREPARO

Triture todos os ingredientes no liquidificador até o sal ficar bem fino. Conserve a mistura em um recipiente de vidro com tampa.

Agora que você já sabe o que é páprica, qual a sua receita preferida com o tempero? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja também:

Você sabe o que é Macadâmia? Descubra tudo sobre essa noz deliciosa!

10 benefícios da romã para fazer você inclui-la na sua alimentação