O que é alfafa – de onde veio, para que serve e contraindicações
Neste artigo, você confere tudo sobre o que é alfafa: como esse broto que servia de alimento para o gado se transformou em um dos maiores aliados à sua saúde e está cada vez mais popular aqui no Brasil.
O que é alfafa?
A palavra alfafa vem do árabe e significa “o melhor alimento”. Só pelo nome você já consegue imaginar que pouca coisa ela não é.
A alfafa é um dos nomes populares da leguminosa que se chama Medicago sativa L, que também é conhecida como luzerna em algumas regiões.

Estudos indicam que ela se originou na Pérsia e se espalhou pela Europa a partir da Grécia, com a invasão persa. Tudo isso por volta de 490 a.C. Desde então, ela foi se espalhando pelo mundo e é facilmente cultivada em climas temperados e secos.
Outra curiosidade sobre a alfafa é que ela é considerada uma leguminosa de folhagem perene. Estima-se que um pé de alfafa consiga viver por mais de 20 anos, dependendo de onde foi plantada.
Apesar de conhecermos a alfafa por seus brotos, uma planta madura pode chegar a 1m de altura e 15m de profundidade em suas raízes.
Ficou interessado na alfafa? Mate a sua curiosidade sobre o que é funcho também!
Para que serve a alfafa
A alfafa é considerada uma planta medicinal e um alimento vivo (ou seja, ela pode ser consumida diretamente depois de colhida). Ela é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais, o que a torna uma aliada para quem segue um estilo de vida saudável.
Seus benefícios mais conhecidos são:
– Manutenção da saúde gastrointestinal: ajuda a fazer a digestão dos alimentos, além de auxiliar no funcionamento correto do intestino.
– Ação diurética: melhora o trabalho dos rins e aumenta o fluxo de urina, combatendo a retenção de líquidos.
– Efeito detox: ajuda na eliminação das impurezas do nosso organismo e contribui para a saúde corporal como um todo.
– Ameniza os efeitos da menopausa: a alfafa possui componentes fitoestrogênicos (que se assemelham ao hormônio estrogênio). Isso ajuda a amenizar os sintomas incômodos da menopausa.
– Colesterol: os brotos de alfafa também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue: diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom para a saúde.
Quem não pode consumir alfafa
Apesar dela ser uma planta maravilhosa, existem algumas contraindicações para o consumo da alfafa. Além das suas vitaminas e sais minerais, a alfafa também possui substâncias que são perigosas para algumas pessoas:
– Grávidas
– Pessoas com lúpus, gota ou câncer
Sempre recomendamos que você seja acompanhado por um nutricionista. Ele vai indicar quais são os melhores alimentos para que você inclua no seu dia a dia, assim como aqueles que estão proibidos.
Você já sabia o que é alfafa? Tem alguma receita com alfafa para indicar pra gente? Compartilha aqui nos comentários!