Manga engorda? Veja esse e mais 5 mitos e verdades sobre frutas e verduras

0

Que frutas e verduras são bastante nutritivas e importantes para a saúde, isso não resta dúvidas. Acontece que existem vários mitos e verdades sobre elas que faze parte do nosso dia. Será mesmo que manga engorda? Cenoura melhora o bronzeado? Limão em jejum emagrece?

Investigamos tudo isso para você e tira as suas dúvidas neste artigo.

1. Manga engorda?

manga engorda - confira esse e outros mitos e verdares sobre frutas

Mito. Essa mesma dúvida paira sobre a maioria das frutas por conta da quantidade de açúcares que elas contem. Acontece que, mesmo tendo quantidades consideráveis de açúcares, elas são pouco calóricas, o que é excelente.

Aqui no blog, nós já falamos sobre a quantidade de calorias de uma manga, confira. Além disso, as mangas têm um índice glicêmico médio entre 40 e 60, o que é uma boa notícia. As mangas também são livres de colesterol e não aumentam o armazenamento de gorduras corporais.

Resumindo: pode comer manga à vontade, mesmo que você esteja de dieta. É só combinar a manga com outros alimentos saudáveis e nutritivos para atingir os seus objetivos.

Você também achava que manga engorda? Aproveite que isso é só um mito e adicione manga na sua alimentação agora mesmo.

2. Manga com leite faz mal?

Mito. Esse é outro mito envolvendo a manga que é bastante conhecido aqui no Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, um smoothie de manga com leite faz muito bem para a sua saúde.

A manga é uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais essenciais, como a vitamina A, fósforo e ferro. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio e vitamina D, por exemplo. Ou seja: uma excelente combinação para inserir no seu cardápio.

Então de onde surgiu essa história de que manga com leite faz mal?

Isso vem dos tempos do Brasil Colônia. Os senhores de engenho, para impedirem que os escravos tomassem leite (que era caro na época), disseminaram esse mito para que eles comessem apenas as mangas (que eram abundantes nas fazendas).

3. Limão em jejum emagrece?

Verdade! Vários nutricionistas recomendam a ingestão diária de água morna com limão em jejum para quem está querendo perder peso. Mas atenção: isso não substitui o café da manhã, tá?

O limão é um poderoso diurético e antioxidante natural. Ele age combatendo os radicais livres (evitando a oxidação das células) e aumentando o fluxo de urina, o que é ótimo para combater o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Mas vale lembrar que essa não é uma receita milagrosa para o emagrecimento. Você deve adotar um estilo de vida saudável para potencializar os seus resultados e garantir uma perda de peso realmente saudável e contínua.

4. Cenoura melhora o bronzeado?

Verdade. Como ela, outras frutas e verduras alaranjadas agem de dentro pra fora, os resultados são a longo prazo e as pessoas acabam achando que é mito.

A cenoura, a manga, o damasco e a abóbora, por exemplo, são ricas em betacaroteno. O betacaroteno age estimulando a produção de melanina, o que favorece um bronzeado mais duradouro e bonito.

Para conseguir isso, não deixe faltar na sua alimentação diária esses alimentos por pelo menos 30 dias antes de tomar sol. Assim seu corpo estará preparado para absorver o melhor do verão!

5. Uva previne problemas cardíacos

Verdade. A uva e seus derivados – como o vinho ou o suco de uva – são uma poderosa fonte de antioxidantes e flavonoides. A uva também contém uma substância poderosa contra problemas cardíacos: o resveratrol.

Nós já falamos aqui no blog sobre todos os benefícios que a uva tem a oferecer para a sua saúde. Clique aqui para conferir.

6. A carambola faz mal à saúde

Parcialmente verdade. A carambola é uma fruta deliciosa e cheia de nutrientes que vão fazer muito bem à sua saúde. Acontece que pesquisadores identificaram uma neurotoxina que é bastante prejudicial para quem tem problemas renais.

Como essas pessoas têm a capacidade de eliminar toxinas limitada, o risco dela chegar aos nervos e causar uma intoxicação é bem mais alto. Dependendo da gravidade do problema, uma única carambola já seria capaz de fazer mal.

Devo cortar a carambola da minha alimentação? Se você é saudável, pode comer carambola à vontade, mas preste atenção nas porções. A carambola deve ser consumida com moderação. Se você tem algum problema renal, fale com o seu médico.

Curtiu o artigo? Deixe aqui nos comentários outras dúvidas que você tem sobre frutas e verduras e a APAGAR/REMOVER vai investigar pra você tudo sobre elas.