Será que lentilha engorda? Tire todas as suas dúvidas sobre o alimento da sorte

0

Lentilha é um daquele alimentos obrigatórios nos jantares e ceias de fim de ano. Tanto no Natal quanto no Ano Novo, a lentilha ajuda a trazer sorte para a sua vida no ano que está começando. Neste artigo, você vai descobrir se lentilha engorda e como utiliza-la o ano inteiro.

lentilha engorda

Lentilha engorda?

Nós vamos direto ao ponto: será que lentilha engorda? A resposta é: não! A lentilha, inclusive, é um dos alimentos mais indicados pelos nutricionistas para quem está em dieta para emagrecer.

Além disso, a lentilha é uma excelente fonte complementar de proteínas, fibras e carboidratos saudáveis com pouquíssimas calorias. Ou seja: além de trazer sorte no ano novo, ela vai te manter saudável o ano inteiro.

Para você ter ideia, 100g de lentilha fornecem apenas 116kcal. Em termos de vitaminas e sais minerais, a lentilha ajuda a suprir as sus necessidades diárias de cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C e magnésio.

lentilha engorda

Fonte de proteína

Apesar de não precisar ficar preocupado se a lentilha engorda, é preciso lembrar: uma andorinha só não faz verão. É verdade que a lentilha é uma das melhores fontes para suprir seus estoques de proteína, mas ela deve ser inserida em uma alimentação variada para fazer efeito.

Proteínas são essenciais para manter a saúde dos seus músculos e possibilitar que você pratique exercícios físicos mais intensos, por exemplo. Elas podem ser encontradas nas carnes, leites e derivados e diversos vegetais, como a lentilha, o feijão e os cereais integrais.

lentilha engorda

Fonte de fibras

Então, como nós dissemos anteriormente, a lentilha não engorda e ainda tem propriedades que vão te ajudar a emagrecer. Uma delas é a quantidade de fibras que ela fornece. Para você ter uma ideia, uma única porção de lentilha já fornece 8g do nutriente (você precisa de, pelo menos, 25g por dia, de acordo com a tabela dos Valores Diários de Referência).

As fibras da lentilha vão desempenhar um papel importante no seu emagrecimento: elas vão te fazer mastigar mais, manter saciado por mais tempo e ainda diminuir a absorção de gordura pelo intestino.

lentilha engorda

Por que comer lentilha?

Agora que você viu que lentilha não engorda, se ainda está em busca de outras razões para comer lentilha, aqui estão:

– Lentilha é fonte de cálcio, que irá fortalecer os seus ossos e proteger contra doenças como a osteoporose;

– Ela previne e auxilia no tratamento da anemia, por ser uma excelente fonte de ferro;

– A lentilha também contem vitamina B, o que é ótimo para a saúde do seu sistema nervoso;

– As fibras da lentilha também vão reduzir os níveis de colesterol do seu sangue.

lentilha engorda

Receitas com lentilha

Ficou convencido? Confira aqui o nosso artigo com receitas deliciosas à base de lentilha para não deixar essa maravilha de alimento faltar na sua casa nunca mais.

E você? Gosta de lentilha? Qual é a sua forma preferida de preparar em casa? Conta aqui pra gente nos nossos comentários!