Inhame engorda? Veja a melhor forma de comer sem se preocupar com o peso

0

Assim como a batata-doce e a mandioca, o inhame é um dos tubérculos que fornecem os carboidratos mais saudáveis para a sua alimentação. Mas será que inhame engorda?

Se você está querendo perder peso, é senso comum ouvir a palavra ‘carboidratos’ e já cortar tudo que é rico em carboidratos da sua dieta. A diferença é que existem carboidratos bons e carboidratos ruins.

Nós aconselhamos que você seja acompanhado por um nutricionista. Ele irá estudar as melhores formas de suprir as suas necessidades diárias de carboidratos, proteínas, gorduras e demais vitaminas e sais minerais.

inhame engorda? inhame fatiado

Frutas, verduras e legumes para toda a família você encontra aqui.

Mas vamos ao que interessa, inhame engorda?

Propriedades nutricionais

Observe a tabela nutricional referente a 100 gramas de inhame cozido:

Tabela nutricional %VD(*)
Calorias (valor energético) 116kcal 5,8%
Carboidratos 27,58g 9,19%
Proteínas 1,49g 1,99%
Gorduras Totais 0,14g 0,25%
Gorduras Saturadas 0,03g 0,14%
Fibra alimentar 3,9g 15,6%
Sódio 8mg 0,33%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Dieta e Saúde

Em comparação com a mandioca e a batata-doce, o inhame é o menos calórico dos três. Além disso, o inhame é o mais nutritivo dos três. Ele fornece a maior quantidade de cálcio, ferro, vitamina C, vitamina B e potássio.

Para você ter ideia, o inhame é capaz de suprir até 30% das suas necessidades diárias de vitamina C. Isso o coloca no patamar de frutas como a laranja, a uva e a toranja.

inhame engorda? dicas de consumo

Como consumir inhame

É verdade que o inhame é um alimento pouco calórico e com muitos benefícios a oferecer à sua saúde. Ainda assim, ele pode ser um vilão da sua dieta dependendo de como é preparado e das porções que você consome. O inhame engorda quando você utiliza óleos e gorduras no seu preparo.

Se você não possui hábitos saudáveis em todas as refeições, é provável que o inhame irá te ajudar a engordar.

Pesquisa da Imperial College de London indica o consumo diário de 10 porções de frutas, verduras e legumes para uma vida mais saudável.

Com a APAGAR/REMOVER isso ficou muito mais fácil, saiba como.

A melhor forma de inserir alimentos como o inhame na sua dieta, sem se preocupar com a balança, é substituindo outras fontes de carboidratos por ele. Por exemplo, considere substituir o arroz (que é rico em carboidratos, mas fornece menos nutrientes) pelo inhame.

inhame engorda? (pão de inhame)
A gente sabe que é difícil substituir uma delícia como o pão. Mas você pode fazer um pão de inhame, por exemplo.

Substitua pães e massas por inhame

Ele também é uma ótima opção para substituir pães e massas, já que estes possuem um alto índice glicêmico. Isso contribui para o aumento da gordura abdominal – e até mesmo podem contribuir para complicações cardíacas no futuro.

O inhame é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Além disso, ele ainda possui uma quantidade considerável de fibras. Aliados, os dois irão promover uma sensação de saciedade por mais tempo e agir como um inibidor de apetite ao longo do dia.

Receitas com inhame

Agora que você já sabe quando o inhame engorda ou não, veja aqui três receitas bem gostosas com inhame para você fazer em casa para toda a sua família. Clique e confira!

Aqui na APAGAR/REMOVER, nós já selecionamos um kit especial para famílias de vários tamanhos. É só escolher o que melhor se adequa à sua família e personalizar de acordo com o seu gosto.