Conheça o que é pitaya, a fruta que tomou conta da internet

0

Se você segue alguma influencer de estilo de vida fitness no Instagram ou Pinterest, você já deve ter visto várias fotos estrelando uma pitaya. Essa fruta fotogênica vai trazer bem mais benefícios para a sua saúde do que você imagina, mas antes, vamos saber o que é pitaya.

o que é pitaya - branca
Fotogênica, nutritiva e bem magrinha – a pitaya é tudo de bom!

O que é pitaya

A pitaya surgiu entre o México e a América Central, mas a sua grande procura está despertando o interesse dos produtores no Brasil, na China e em Israel. A pitaya já é cultivada em solo nacional, principalmente nos estados de são Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Seu nome significa “fruta escamosa”, mas ela também é conhecida como fruta-dragão no inglês e em línguas orientais. O interessante é que a pitaya é fruto de algumas espécies de cactos, dando a ela esse ar bem exótico.

Outra curiosidade sobre o cacto que dá a pitaya é que ele só floresce à noite. As flores da pitaya são grandes e brancas, bem chamativas e fazem parte das chamadas “flores da noite”.

Frutas especiais para alguém especial? Confira nosso Kit Presente.

Conheça o que é pitaya e seus tipos

Existem três tipos de pitaya: a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-vermelha (rosa por fora e bem vermelha por dentro) e a pitaya-amarela (amarela por fora e branca por dentro).

Aqui no Brasil, as variedades mais comuns de serem encontradas são a pitaya-branca e a pitaya-vermelha. Apesar de serem esteticamente diferentes, sua polpa tem um sabor bem adocicado e único. Elas também são bem similares em termos de propriedades nutricionais.

o que é pitaya - branca e vermelha
Os tipos mais populares no Brasil são a Pitaya Branca e a Pitaya Vermelha. As duas são uma delícia!

Principais propriedades nutricionais

A pitaya é uma fruta com pouquíssimas calorias: 100g da fruta contêm apenas 53kcal. Em contrapartida, ela surpreende pela quantidade de vitamina C presente em sua composição.

Além disso, a pitaya é rica em fibras, ferro, cálcio e proteínas. A sua casca é rica em antioxidantes e tem poder diurético.

Produtos frescos e orgânicos, entregues em sua casa? Confira nosso Kit Orgânico.

Como consumir

A pitaya é uma fruta bastante prática para ser consumida in natura. É só abri-la no meio e se deliciar. Se a sua pitaya ainda tiver manchas verdes, é só deixá-la em temperatura ambiente para que termine de amadurecer.

Além disso, você pode agregar a pitaya em várias receitas de sobremesas, combinando-a com iogurte, mel, frutas vermelhas e granola, por exemplo.

Se você não for consumir toda a fruta de uma só vez, envolva a outra metade em plástico filme e guarde na geladeira por até 2 dias. Apesar da sua aparência, sua polpa é bastante sensível e estraga com facilidade, por isso, fique atento!

o que é pitaya - smoothie
Smoothies de pitaya são excelentes para um lanche saudável entre as refeições.

Receitas com pitaya

Agora que você já sabe o que é pitaya, está na hora de colocar a mão na massa. Nós separamos duas receitas deliciosas e fáceis para você experimentar a fruta em casa. Depois conta pra gente o que você achou aqui nos comentários!

Smoothie de Pitaya

INGREDIENTES
2 pitayas (pode ser a branca ou a vermelha)
2 bananas congeladas
2 fatias de abacaxi congeladas
2 xícaras de chá de água de coco

MODO DE PREPARO
Para preparar esse smoothie delicioso, basta colocar tudo no liquidificador e bater até que a mistura fique homogênea. Prove e veja se ele está agradável ao seu paladar. Se você preferir mais doce, adicione uma colher de mel e bata novamente para incorporar.

As melhores frutas para as suas receitas preferidas você encontra aqui.

Suco de Pitaya com Aipo

INGREDIENTES
1 pitaya de polpa vermelha
5 folhas de hortelã
Meio limão espremido
1 pedaço pequeno de gengibre
1 talo de aipo
1 copo de água de coco

MODO DE PREPARO
Semelhante ao smoothie, é só bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.
Dica: para dar mais textura e refrescância ao seu suco, adicione cubos de gelo e bata tudo junto.

Para saber mais sobre o aipo e ver uma receita inusitada de drink com essa verdura, clique aqui.

Compartilhe com a gente a sua forma preferida de consumir pitaya também.