Resposta: beterraba engorda ou emagrece?

0

A beterraba é um alimento bastante versátil e com sabor único. Ela vai muito bem em sucos detox, saladas, purês e até mesmo bolos e sobremesas. Além disso, a beterraba é bastante nutritiva. Neste artigo, nós vamos esclarecer de vez se a beterraba engorda ou emagrece e como você pode adiciona-la em suas receitas.

Beterraba engorda ou emagrece?

beterraba engorda 2

Para tirar logo as suas dúvidas se beterraba engorda ou não, já vamos direto ao ponto: beterraba não engorda e ainda ajuda a emagrecer! Para você ter ideia, 100g de beterraba fornecem apenas 49kcal.

Além de ter poucas calorias, a beterraba também possui um índice glicêmico baixo. Ou seja, os carboidratos da beterraba são absorvidos lentamente e de maneira estável. Isso previne aqueles famosos picos e quedas de açúcar no sangue que são desencadeados pelos alimentos gordurosos.

A beterraba te ajuda a emagrecer

Como você não precisa se preocupar que a beterraba engorda, é importante ressaltar que ela vai ser uma aliada importantíssima no seu processo de emagrecimento. Além de ser pouco calórica, ela é uma excelente fonte de fibras insolúveis.

Essas fibras insolúveis são aquelas que não podem ser absorvidas pelo organismo. Elas são essenciais para manter o intestino funcionando perfeitamente, o que é imprescindível para quem está tentando perder peso. Isso evita problemas como a constipação e o inchaço abdominal.

Apesar de conter uma boa quantidade de açúcares em sua composição, isso não vai atrapalhar a sua dieta. Mas claro, nada de exagerar nas quantidades, até os alimentos mais saudáveis podem ter alguma implicação no seu peso quando consumidos em quantidades exageradas. O segredo aqui é o equilíbrio.

Como consumir a beterraba no seu dia a dia

A beterraba é bastante versátil e se adapta às mais diversas receitas – tanto doces quanto salgadas. Além disso, ela pode ser consumida crua, cozida, refogada… Aí vai da sua imaginação e gosto. Muita gente não gosta muito da beterraba crua por conta do seu sabor um pouco terroso, mas isso pode ser mascarado em várias receitas.

Uma das maneiras mais saudáveis de incluir a beterraba é combinando com laranja e cenoura em um suco refrescante e bastante nutritivo. Dica: quando você utilizar a beterraba crua em sucos, não coe! Assim, ela vai conservar todos os seus nutrientes.

Laranja + Beterraba = Força

A combinação laranja + beterraba é uma fórmula antioxidante potente para combater o envelhecimento precoce. A vitamina C da laranja melhora a absorção do ferro presente na beterraba. Sem contar que é uma excelente maneira de introduzir a beterraba às crianças, em um suco de cor vibrante e sabor docinho, às vezes sem precisar nem adoçar.

Uma curiosidade bastante interessante é que as folhas da beterraba também são bastante nutritivas – mais que a beterraba em si – e dão um sabor único em caldos de legumes e sopas.

Qual é a sua forma preferida de comer beterraba no dia a dia? Conta pra gente!