Os principais benefícios do damasco para a sua saúde

0

O damasco é uma fruta deliciosa e rende várias receitas de sobremesas. Depois de você conhecer os benefícios do damasco para a sua saúde, você não vai deixar faltar essa fruta maravilhosa na sua casa.

O damasco contraria todas as suas expectativas quando o assunto é calorias e propriedades nutricionais. Muita gente acha que ele é bastante calórico, quando na verdade 100g de damasco fornecem apenas 48kcal.

Além disso, ele é rico em várias vitaminas, sais minerais e vários nutrientes indispensáveis para uma vida saudável. No damasco, você vai suprir boa parte das suas necessidades diárias de vitamina C, vitamina A, ferro, fibras e potássio.

Benefícios do damasco para o coração

O damasco é uma excelente fonte de fibras solúveis. Essas fibras são responsáveis por regular os níveis de colesterol, inclusive diminuindo os níveis de colesterol ruim. Isso é crucial para evitar problemas cardiovasculares. Outro nutriente que ajuda o coração a trabalhar melhor é o potássio presente no damasco.

benefícios do damasco

Benefícios do damasco para os olhos

Como já falamos anteriormente, o damasco é bastante rico em vitamina A. Estar em dia com as suas necessidades diárias de vitamina A é crucial para manter os seus olhos sempre saudáveis e prevenir problemas futuros.

O damasco ajuda a fortalecer os nervos ópticos, o que previne diversas doenças na visão. A vitamina A do damasco também é um grande aliado contra a degeneração macular, que causa danos na retina. Esses problemas acometem, principalmente, pessoas na terceira idade.

Benefícios do damasco para a pele

O damasco, assim como outras frutas secas e oleaginosas, é uma excelente fonte de antioxidantes. Esses antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce, acelerando o processo de regeneração celular.

Benefícios do damasco contra a anemia

O damasco fornece uma grande quantidade de ferro para o organismo. Isso é ótimo para se proteger contra anemias, principalmente aquelas menos graves. O damasco é altamente indicado para mulheres que, com a menstruação, perdem sangue mensalmente. Consumir damasco ajuda a repor o ferro depois das menstruação.

benefícios do damasco
Combine o damasco com outras frutas para receitas deliciosas e únicas.

Benefícios do damasco para o emagrecimento

Se você está em dieta para perder peso, vale a pena inserir o damasco no seu planejamento. Mas cuidado: ele tem uma quantidade considerável de açúcar, que pode ser contraindicado para algumas pessoas. Indicamos que você sempre procure um nutricionista ou nutrólogo para preparar um plano alimentar que se adeque às suas necessidades.

Benefícios do damasco para atletas

O damasco também é um grande aliado de quem pratica exercícios físicos regularmente. Isso por que ele tem a capacidade de munir você de energia, tanto antes quanto depois do treino. O damasco, inclusive, é bastante recomendado para atletas de alto rendimento.

E você? Como você gosta de comer damasco no seu dia a dia? Compartilha com a gente!