Benefícios da noz moscada – como usar e principais propriedades nutricionais

0

A noz moscada é ingrediente obrigatório em várias receitas famosas da culinária mundial. Ela cai bem tanto em pratos doces quanto salgados. Apesar de ser contraindicado o seu consumo em grandes quantidades, na medida certa, os benefícios da noz moscada vão fazer a diferença se o seu objetivo for uma alimentação saudável e nutritiva.

Benefícios da noz moscada para a digestão

Consumir noz moscada vai ajudar a manter o seu sistema digestivo funcionando corretamente. Isso é especialmente benéfico para pessoas que já sofrem com problemas como a constipação ou a diarreia, uma vez que a noz moscada ajuda a regular o funcionamento do intestino. Além disso, a noz moscada diminui o desconforto da indigestão e dos gases.

Benefícios da noz moscada para desintoxicar o organismo

É importante que você invista em uma alimentação mais rica em antioxidantes para desintoxicar o seu organismo. Vários fatores internos e externos como o estresse, a poluição e a má alimentação contribuem para o aumento de toxinas no nosso organismo, principalmente em órgãos como o fígado e os rins.

As propriedades da noz moscada ajudam a diminuir a pressão nesses órgãos e prevenir uma série de doenças como inflamações e cálculos renais. Tudo isso é potencializado quando você insere a noz moscada em uma alimentação saudável.

benefícios da noz moscada 1

Benefícios da noz moscada para o cérebro

A noz moscada é uma das melhores amigas do seu cérebro. Tanto o óleo essencial da noz moscada quanto as raspas ou o pó da noz moscada vão ajudar a fazer o cérebro funcionar melhor e com mais eficiência.

Consumir noz moscada regularmente vai aumentar o seu foco e concentração, além de ajudar a aliviar os sentimentos de estresse, esgotamento e a fadiga – especialmente depois de um dia intenso de trabalho.

Além disso, a noz moscada possui uma substância chamada de miristicina, que ajuda a prevenir doenças degenerativas do sistema nervoso, como o mal de Alzheimer.

Benefícios da noz moscada contra o mau hálito

Na maioria dos casos, o mau hálito é causado pela presença de alguns tipos de bactérias na boca e garganta. A noz moscada possui propriedades antissépticas que ajudam a eliminar essas bactérias e acabar com o mau hálito. Como consequência, ela também previne infecções na boca e na gengiva, como a gengivite.

benefícios da noz moscada 2

Benefícios da noz moscada contra problemas nos ossos

A noz moscada fornece uma quantidade importante de cálcio, ferro, fósforo e magnésio que são cruciais para manter a saúde dos seus ossos. Com a idade, os ossos tendem a ficar mais fracos e frágeis, principalmente nas mulheres. O desgaste nos ossos pode evoluir para problemas mais graves como a osteoporose. Manter uma dieta rica nos nutrientes acima durante toda a vida vai te ajudar a chegar na terceira idade com muita saúde.

Sabe quem vai muito bem com nozes? A pera! Veja também 8 benefícios desse alimento delicioso.

Contraindicações

Apesar de trazer vários benefícios maravilhosos para a sua saúde, a noz moscada também pode ter alguns efeitos colaterais perigosos. Quando consumida em excesso – entre 1mg e 2mg – ela pode provocar alucinações, vermelhidão na pele, taquicardia, dores abdominais, náuseas e vômitos. A noz moscada também é contraindicada para mulheres grávidas, em qualquer quantidade, pois possui efeitos abortivos.

Você é fã de noz moscada? Qual a sua forma preferida de consumi-la no seu dia a dia? Fala pra gente aqui nos comentários.