Por que o açaí faz bem? Descubra por que ele ficou famoso

0

O açaí é uma daquelas frutas que geram dúvida em muita gente. Isso acontece por que ela tem algumas restrições para pessoas que estão querendo emagrecer. Mas, na medida certa, o açaí faz bem pra todo mundo. Neste artigo, você vai descobrir quais são os principais motivos para comer o açaí regularmente.

Propriedades Nutricionais do Açaí

O açaí é bastante venerado por atletas e esportistas. Essa fama toda é devida à grande quantidade de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e nutrientes que são extremamente necessários para a sua saúde.

Entre as principais vitaminas fornecidas pelo açaí estão as vitaminas B1 e C. Em termos de sais minerais, o açaí é uma excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Além disso, o açaí fornece uma excelente quantidade* de proteínas (3,8g), fibras (2,6g) e carboidratos (36,6g). *Valores com base em 100g de açaí.

Todos esses nutrientes são fundamentais em qualquer dieta. Tanto para quem está querendo perder peso, ganhar ou repor massa muscular. O que causa maiores dúvidas se o açaí faz bem mesmo é a quantidade de carboidratos que ele fornece.

açaí faz bem

Açaí faz bem mesmo?

Mas será que com tantos carboidratos o açaí faz bem? A resposta é: claro que sim. O que você precisa ficar atento é às porções de açaí que você consome por dia. Vale lembrar também que essas 36,6g de carboidratos estão associadas ao açaí puro e natural. Existem versões industrializadas e adoçadas artificialmente que são bem mais calóricas e nocivas.

Resumindo: o açaí faz bem, mas você precisa ficar atento às porções por que carboidratos engordam mesmo. Para garantir que o açaí não vai atrapalhar a sua dieta, você também pode contar com a orientação de um nutricionista ou nutrólogo.

Como aproveitar o melhor do açaí sem se preocupar

Vários estudos comprovam que o açaí é um excelente aliado de atletas e esportistas. Inclusive, seus carboidratos são o que fazem dele um must have, pois é a partir deles que quem pratica atividades físicas vai conseguir extrair a energia necessária para a prática.

Dessa maneira, ele é ótimo para ser consumido tanto antes quanto depois da atividade física, para repor a energia gasta. Mas vale repetir: aquela tigela de açaí cheia de doces, guloseimas e coberturas faz mais mal que bem. Por isso fique atento!

açaí faz bem

A melhor forma de perder ou manter o seu peso atual sem sofrimento é mantendo uma alimentação balanceada.

A nossa recomendação geral é que você avalie os seus hábitos, tanto esportivos quanto alimentares, e veja quando e como o açaí se encaixa na sua dieta. Se você pratica atividades físicas mais leves, com frequência reduzida ou se não tem um estilo de vida ativo, evite comer açaí diariamente em grandes quantidades.

Já se você pratica atividades físicas diariamente e segue uma alimentação saudável, o açaí é liberado. Mas isso não significa que você pode exagerar nas quantidades! Até os alimentos mais saudáveis podem se transformar em bombas calóricas quando ingeridos em grande quantidade!

Ainda está com dúvida se o açaí faz bem mesmo? Clica aqui e confere os principais benefícios que essa fruta tem a oferecer para a sua saúde.

E você? Também é fã de açaí que nem a gente? Conta pra gente como você gosta de consumi-lo no seu dia a dia!