5 benefícios do caqui que você precisa conhecer agora mesmo

0

Aqui no blog, já falamos de várias frutas benéficas à saúde e o caqui não podia ficar de fora da lista. Os benefícios do caqui para a sua saúde vão te surpreender, por isso não deixe essa fruta deliciosa de fora da sua dieta.

Parece um tomate, mas não é

Apesar de os benefícios do caqui – e sua aparência – o aproximarem ao tomate, a fruta é bem doce e suave. O caqui é conhecido por ser uma fruta do outono. Sua safra ocorre nos meses de março, abril e maio.

No Brasil, os principais produtores de caqui são a região sul e o estado de São Paulo. No estado, as principais cidades produtoras de caqui são Itatiba, Piedade e Mogi das Cruzes. Mogi, inclusive, é conhecida como a Terra do Caqui (e do Neymar, só por curiosidade).

benefícios do caqui - caquizeiro

As variedades mais doces do caqui foram trazidas pelos imigrantes japoneses, por volta do ano de 1916. Tem o Caqui Rama Forte, o Taubaté, o Giombo (Chocolate) e o Caqui Fuyu. Os benefícios do caqui vão além das suas variedades: todas são frutas bastante ricas e deliciosas.

Benefícios do caqui contra o câncer

Uma das suas características que mais o confunde com o tomate é a sua cor laranja avermelhada. Inclusive, da mesma forma que o tomate, essa característica vem de um antioxidante já conhecido pelos leitores do nosso blog: o licopeno.

O licopeno é um dos antioxidantes mais poderosos para a prevenção do desenvolvimento de vários tipos de câncer. Apesar de o tomate ser o principal fornecedor de licopeno, como você já viu aqui, combinar o tomate e o caqui na sua alimentação irá potencializar sua absorção de licopeno regularmente.

Benefícios do caqui contra o envelhecimento

Envelhecer não é ruim quando se tem uma vida bastante ativa e uma alimentação saudável. O caqui é uma daquelas frutas poderosas que combatem o envelhecimento precoce das células. Adicionar o caqui em uma alimentação rica em antioxidantes também irá ajudar a prevenir várias doenças associadas ao envelhecimento.

Isso acontece por que, além dos antioxidantes, o caqui é uma importante fonte de vitaminas A, C e K, que combatem a ação e o acúmulo dos radicais livres no organismo.

Quer envelhecer com saúde? A APAGAR/REMOVER te ajuda!

Benefícios do caqui para o sistema digestivo

Outra propriedade nutricional do caqui para se ficar de olho é a quantidade de fibras em sua composição: 3,6g a cada 100g da fruta. Isso o torna um excelente aliado do seu intestino, pois ajuda a prevenir problemas no cólon e constipação.

benefícios do caqui contra o envelhecimento
Os benefícios do caqui para a sua saúde vão muito além do seu sabor delicioso.

Benefícios do caqui para a saúde dos olhos

A vitamina A é essencial para manter os seus olhos sempre saudáveis. Ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da visão e complicações como danos na retina, degeneração macular, a catarata e até mesmo o glaucoma.

O caqui é uma ótima pedida para manter a sua visão saudável pois ele, além de ser uma excelente fonte de vitamina A, também possui luteína e zeaxantina em sua composição (outros dois antioxidantes essenciais para a saúde).

Uma alimentação rica em antioxidantes irá te manter mais saudável. Conheça nosso Kit Detox.

benefícios do caqui - fonte de vitamina C e antioxidantes
Excelente fonte de vitamina C, antioxidantes e licopeno: não deixe o caqui faltar na sua casa.

Benefícios do caqui para o sistema imunológico

O caqui ainda é uma excelente fonte de vitamina C, que já é conhecida por oferecer um boost ao seu sistema imunológico. Consumindo a quantidade certa de vitamina C, seu organismo ficará mais forte contra doenças virais, como gripes e resfriados.

A vitamina C também potencializa a absorção de ferro no organismo. O ferro, por sua vez, irá melhorar o transporte de oxigênio para todo o corpo, visto que ele faz parte da hemoglobina.

Gostou do artigo? Deixa aqui o seu like e compartilha com a gente qual é a sua forma preferida de consumir caqui no dia a dia!